Funcionamento

A energia é um fator fundamental para satisfazer grande parte das necessidades do homem, pois praticamente todas as atividades realizadas pelo homem moderno requerem o uso dela.

De acordo com a Empresa de Pesquisa Energética (EPE), a demanda por eletricidade deve dobrar até 2050, no Brasil. Ou seja, o número de pessoas que precisam de mais energia está crescendo à medida que o planeta caminha em direção aos 9 bilhões de habitantes.

Dados do IEA também revelam que a capacidade instalada em renováveis em 2020 deve crescer em um total de 167 gigawatts. Em outras palavras, um crescimento estimado em 6%.

Desde o início de sua descoberta até agora, sabemos o que a eletricidade representa para nós.

O que é energia sustentável?

De antemão, uma informação importante é que a energia sustentável é a energia obtida a partir de recursos inesgotáveis.

Uma fonte de energia é considerada sustentável quando mantém um ciclo equilibrado de produção/consumo e supre as necessidades humanas, garantindo o desenvolvimento econômico e social e a preservação ambiental.

Sob o mesmo ponto de vista, é definida como energia que vem de um recurso que pode ser naturalmente reabastecido em uma escala de tempo humana, como: a luz solar, o vento, as marés, as ondas, calor geotérmico, etc.

Assim também, é importante para uma energia ser considerada sustentável, ser renovável e limpa, ou seja, sem liberação de dióxido de carbono, o famoso CO2, assim como outros gases causadores do efeito estufa.

A energia solar

Uma fonte de energia pode ser ou não considerada sustentável. E como é possível perceber, são muitos os “pré-requisitos”.

Mas isso não significa que não existam fontes variadas dela. Pelo contrário,  com somente poucas décadas de estudos, os pesquisadores descobriram diversas maneiras significativas de produzi-la.

Conheça abaixo algumas das principais fontes de energia sustentável!

Com certeza essa fonte de energia merece destaque!

A energia solar, como o próprio nome diz, é proveniente do Sol.

Com uma tecnologia baseada em módulos solares que captam a luz emitida e convertem em energia térmica ou elétrica.

Em outras palavras, é utilizada por meio das tecnologias fotovoltaica (conversão da luz em eletricidade) e fototérmica (conversão da energia solar em energia térmica).

Sendo assim, esta pode ser usada diretamente para aquecimento e iluminação de casas e outros edifícios, para geração de eletricidade, aquecimento de água quente, refrigeração solar e uma variedade de usos comerciais e industriais.

Contudo, por mais que tenha um potencial enorme e seja abundante em um país tropical como o Brasil, ainda é pouco aproveitada e tem muito a expandir.